terça-feira, 3 de maio de 2016


Resnha- Artigo: Blogue, YouTube, Flickr e Delicious: Software Social, por Sónia Cruze

   O aparecimento da World Wide Web facilitou ,mudou o acesso as informações e como se passou a pesquisar , preparar aulas , planejar viagens e a comunicar com as pessoas .Foi desenvolvida para ser um repositório do conhecimento humano, que permitiria que colaboradores em locais distintos partilhassem as suas ideias e todos os aspectos de um projecto comum , todos os que a utilizam e que para ela contribuem reconhecem a sua riqueza, podendo contribuir para o desenvolvimento da inteligência colectiva .
  Novos espaços de construção do conhecimento emergiram com as novas tecnologias da informação e comunicação. Deixou a escola de ter o papel de único transmissor de
conhecimentos. Agora, as exigências pessoais de conhecimento, extravasam os muros da escola, da cidade, do país .
  Vilatte (2005) indica-nos que cada vez mais os alunos estão motivados para as tecnologias informáticas e menos motivados para os métodos tradicionais de ensino. Por isso, acredita que para conseguir cumprir a missão de formar os alunos, o professor tem a obrigação de adaptar os seus métodos de ensino às novas tecnologias. Torna-se muito importante que no contexto da sala de aula se use e se aprenda a utilizar as novas tecnologias .
    Blogue :
 O Weblog, em português blogue, refere-se a um diário na Web com apontadores para outros sites, cuja informação está organizada da mais recente para a mais antiga (em “post”), frequentemente actualizado com opiniões, emoções, factos, imagens, etc. Disponibiliza um índice de entrada e pode conter apontadores para outros sites. Os blogues podem ser pessoais e/ou colectivos e estarem abertos a todos ou afectos a uma comunidade fechada, a qual discute temas específicos de interesse para esse grupo . O blogue pode ser também utilizado como complemento ao ensino presencial, já que nos blogues poderão constar avisos (Clothier, 2005), indicações de trabalhos a realizar,
ligações para materiais de consulta (Carvalho et al., 2006), textos de apoio às aulas (Barbosa & Granado, 2004), entre outros, evidenciando o percurso da aprendizagem
efectuada pelos alunos (Gomes & Silva, 2006). Os autores referem ainda que “os alunos que têm weblogs podem mais facilmente assimilar noções básicas de apresentação
pública de trabalhos e de ética académica, como a necessidade de absoluto respeito pelo trabalho dos outros” (Barbosa & Granado, 2004: 70) desta forma plagiar tornase
mais perigoso uma vez que os trabalhos estão expostos a toda a comunidade que navega na Internet .

Nenhum comentário:

Postar um comentário